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Ferrari anuncia primeiro carro elétrico da marca; veja detalhes

Plataforma da Ferrari para seu primeiro carro elétrico
divulgação/Ferrari
A Ferrari revelou a tecnologia empregada em seu primeiro carro elétrico, mas afirmou nesta quinta-feira (9) que os modelos a gasolina e híbridos seguirão como prioridade em sua linha de produção até 2030.
Batizado de Elettrica, o carro elétrico deve chegar ao mercado somente em 2026. Durante um evento em sua sede, em Maranello, no norte da Itália, a Ferrari apresentou o chassi pronto para produção: uma estrutura com bateria e motores elétricos, ainda sem rodas ou acabamento externo.
O chassi é composto por 75% de alumínio reciclado da mesma liga, e o conjunto de baterias está posicionado na parte mais baixa possível, contribuindo para a estabilidade do esportivo.
A estrutura também inclui uma seção separada na traseira, com o objetivo de reduzir vibrações e ruídos durante o deslocamento do veículo.
O carro será equipado com quatro motores, dois em cada eixo, que utilizam componentes derivados dos modelos da marca na Fórmula 1, devidamente atualizados para aplicação em um veículo de produção em série.

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Ferrari continuará priorizando carros a combustão
A Ferrari, no entanto, adotou uma estratégia mais cautelosa em relação à eletrificação. A nova meta para 2030 prevê uma linha com 40% de modelos a combustão, 40% híbridos e 20% totalmente elétricos — uma inversão em relação ao plano de 2022, que projetava 40% de elétricos, 40% híbridos e 20% a combustão.
A montadora afirmou que pretende lançar, em média, quatro novos modelos por ano entre 2026 e 2030, mantendo o ritmo que tem impulsionado o interesse de seus clientes de alto poder aquisitivo e ampliado sua base de consumidores.
“Com a nova Ferrari Elettrica, afirmamos mais uma vez nossa vontade de progredir, unindo a disciplina da tecnologia, a criatividade do design e a arte da fabricação”, disse o presidente da Ferrari, John Elkann.
A Elettrica se junta aos modelos tradicionais a gasolina e aos híbridos mais recentes da marca. Segundo a Ferrari, todos os componentes estratégicos do veículo elétrico — como baterias de alta tensão, eixos eletrônicos e inversores — são projetados e fabricados internamente na nova unidade dedicada à produção eletrônica, em Maranello.
Fontes disseram à Reuters no início deste ano que a Ferrari não planeja lançar um segundo EV antes de 2028, citando a fraca demanda por carros de luxo elétricos de alto desempenho.

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