Novo Kwid E-Tech chega por menos de R$ 100 mil e segue como o elétrico mais barato do Brasil
Novo Kwid E-tech
divulgação/Renault
O novo Kwid E-Tech foi lançado nesta quarta-feira (8) com uma versão significativamente renovada, mas mantendo o preço de R$ 99.990. Com isso, ele continua o carro elétrico mais barato do Brasil.
Estes são os preços dos carros elétricos mais baratos do Brasil:
Renault Kwid E-Tech: R$ 99.990;
Chery iCar: R$ 119.990;
BYD Dolphin Mini: R$ 119.990.
JAC e-JS1: R$ 119.990
As principais alterações estão na dianteira e no interior, aproximando o modelo dos concorrentes chineses BYD Dolphin e GWM Ora 03.
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A nova versão do Kwid elétrico deixa de lado a grade frontal fechada presente no modelo anterior. Agora, a peça é inteiramente preta e ocupa uma área bem menor. Os faróis também mudaram, passando a contar com luzes diurnas em formato de “Y”.
O para-choque foi redesenhado e agora esconde parcialmente os faróis, contribuindo para um visual mais minimalista, alinhado à estética dos carros elétricos chineses.
A traseira mantém o visual semelhante ao da versão anterior, mas as lanternas foram reduzidas e agora estão conectadas por uma faixa preta sem iluminação.
Se as mudanças externas chamam atenção, as internas são ainda mais significativas. A principal delas é que o novo Kwid E-Tech abandona as telas usados na versão a combustão do compacto.
A central multimídia passou de 8 para 10 polegadas e deixou de ficar encaixada em uma moldura fixa no console. Agora, ela tem aparência flutuante, como nos modelos chineses, o que transmite a impressão de ser maior.
O painel de instrumentos agora conta com uma tela digital de 7 polegadas, substituindo os mostradores analógicos em LED. O novo display é colorido e ocupa boa parte do quadro.
Apesar de ser elétrico, o freio de estacionamento do novo Kwid E-Tech ainda é acionado por alavanca. Em compensação, o volante revela a presença de piloto automático e deixa de exibir os sete botões sem função.
Itens de série do novo Kwid E-tech
Central multimídia de 10 polegadas;
Espelhamento por Apple Carplay e Android Auto sem fio;
Painel digital de 7 polegadas;
Câmera de ré;
Piloto automático;
Limitador de velocidade;
Sensores de estacionamento traseiros;
Sensores de estacionamento dianteiros;
Alerta de permanência em faixa;
Assistente de permanência em faixa;
Frenagem automática de emergência;
Reconhecimento de placas de velocidade;
Sensor de fadiga;
Seis airbags.
Embora o Kwid elétrico tenha se aproximado dos concorrentes chineses em termos de tecnologia de telas, ainda está atrás no quesito acabamento. O novo modelo não oferece áreas com toque macio, recurso presente até no BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2025.
Novo Kwid E-tech
divulgação/Renault
A motorização também permanece inalterada. O novo Kwid E-Tech mantém os mesmos 65 cv de potência, o que o posiciona como o segundo carro elétrico menos potente do Brasil — à frente somente do Chery iCar, com 61 cv, vendido por R$ 119,9 mil.
Renault Kwid E-tech sofreu com a chegada dos chineses
O Renault Kwid E-Tech foi um dos primeiros carros 100% elétricos a desembarcar no Brasil, em 2022, marcando o início da eletrificação dos modelos compactos.
Com preço de R$ 142.990 na época, o modelo liderou sozinho a lista dos carros elétricos mais acessíveis até a chegada do BYD Dolphin, um ano depois, o que obrigou o mercado a repensar seus preços.
Mesmo custando cerca de R$ 7 mil a mais (R$ 149.800, ou 4,7% acima), o BYD Dolphin veio ao Brasil com um pacote mais completo:
46% mais potente (95 cv, contra 65 cv do Kwid);
23% mais veloz (velocidade máxima de 160 km/h, contra 130 km/h do Kwid);
Aceleração 34% mais veloz (0 a 100 km/h em 10,9 segundos, contra 14,6 segundos do Kwid);
56% mais autonomia (291 km, contra 185 km do Kwid);
Mais espaço interno (entre-eixos de 2,7 metros, contra 2,42 metros do Kwid).
Esses fatores pavimentaram o sucesso do Dolphin e o quase esquecimento do Kwid elétrico. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e setembro deste ano, o Dolphin foi emplacado aproximadamente 1.700 vezes mais que o rival.
O BYD Dolphin Mini, modelo mais acessível da marca no Brasil — embora ainda mais caro que o Renault Kwid E-Tech — vendeu mais de 3.800 vezes o volume do compacto francês:
Renault Kwid E-Tech: 6 unidades emplacadas em 2025;
BYD Dolphin Mini: 22.905 unidades emplacadas em 2025.
BYD Dolphin: 10.345 unidades emplacadas em 2025.
*Matéria em atualização.