Rede+ Noticias

Você Informado Sempre!

Variedades

Quem é Daniel Noboa, presidente do Equador que foi alvo de atentado

Daniel Noboa, presidente do Equador, é alvo de atentado
O presidente do Equador, Daniel Noboa, foi alvo de um atentado nesta terça-feira (7), segundo o governo. A ministra de Energia, Inés María Manzano, afirmou que ele não se feriu e classificou o ataque como uma “tentativa de assassinato”.
O atentado aconteceu quando o carro de Noboa chegava a um evento na província de Cañar, na região central do país. De acordo com Manzano, o ataque foi promovido por uma multidão de cerca de 500 pessoas.
Após tomar posse em 2023, aos 35 anos, Noboa se tornou a pessoa mais jovem a ocupar o cargo de presidente do Equador. Com aproximadamente 56% dos votos, ele foi reeleito nas eleições deste ano e deve governar o país até 2029.
Daniel Noboa, presidente do Equador, é alvo de atentado em 7 de outubro de 2025.
X/Presidência do Equador
Nascido nos Estados Unidos, a família de Noboa é dona de um império empresarial que inclui uma das principais exportadoras de bananas do país. Ele é formado em universidades estrangeiras, é sommelier e gosta de carros e cavalos, segundo sua assessoria de imprensa. Seu pai, Álvaro Noboa, tentou tornar-se presidente cinco vezes, mas nunca conseguiu.
Na política, o presidente tem uma breve carreira como deputado, quando foi também presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, que tramitou diversos projetos de lei nas áreas econômica, tributária e de investimentos.
Mais soldados
Atlético e tatuado, Noboa evita se expor em palanques, coletivas de imprensa e entrevistas, mas distribui abraços e selfies por onde passa.
Acumulou apoios com uma ofensiva contra o narcotráfico, que incluiu o envio de militares às ruas e dentro das prisões, onde exibiu presos seminus, o que lhe rendeu comparações com o Nayib Bukele, presidente de El Salvador.
Também tem sido criticado por organizações de defesa dos direitos humanos por abusos da força pública durante os prolongados estados de exceção e pela declaração de conflito armado interno.
Daniel Noboa durante visita ao Brasil em 18 de agosto de 2025
REUTERS/Adriano Machado
Daniel Noboa é reeleito para mais 4 anos como presidente do Equador

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *