Volkswagen T‑Cross Comfortline 2025
divulgação/Volkswagen
O Volkswagen T-Cross foi o SUV zero km mais vendido do Brasil em 2025 até setembro, segundo dados da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) publicados nesta quinta-feira (2).
O utilitário da VW marcou 65.987 emplacamentos em todo país, durante os nove primeiros meses de 2025. O vice-líder é o Toyota Corolla Cross, que acumula 51.973 unidades no período.
Veja a lista de SUVs mais vendidos até setembro de 2025.
Volkswagen T-Cross: 65.987 unidades;
Toyota Corolla Cross: 51.973 unidades;
Hyundai Creta: 51.632 unidades;
Honda HR-V: 45.153 unidades;
Chevrolet Tracker: 44.809 unidades;
Jeep Compass: 42.471 unidades;
Fiat Fastback: 41.748 unidades;
Nissan Kicks: 40.588 unidades;
Volkswagen Nivus: 37.102 unidades;
Fiat Pulse: 33.135 unidades.
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Vendas de setembro
Em setembro, o Toyota Corolla Cross continua em primeiro lugar pelo segundo mês seguido. Em agosto, passou o VW T-Cross e se consolidou na liderança como o SUV mais emplacado do país.
A grande surpresa foi o Nissan Kicks, que tinha média de emplacamentos de 4 mil unidades e, no nono mês do ano, saltou para 6.319 carros emplacados e ficou na segunda colocação.
Veja abaixo a lista de setembro.
Toyota Corolla Cross: 7.282 unidades;
Nissan Kicks: 6.319 unidades;
Hyundai Creta: 5.953 unidades;
Chevrolet Tracker: 5.657 unidades;
Fiat Fastback: 5.344 unidades;
Jeep Compass: 5.291 unidades;
Honda HR-V: 5.041 unidades;
Volkswagen T-Cross: 4.736 unidades;
Jeep Renegade: 4.547 unidades;
Volkswagen Nivus: 4.173 unidades.
Brasil emplaca quase 2 milhão de veículos novos
Os brasileiros compraram 1.910.519 veículos novos no terceiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários. Este é o melhor resultado para desde a Covid-19, em 2019 – quando foram emplacados 2.029.590.
Houve uma ligeira alta de 2,79% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1,8 milhão de veículos novos. O número representa um crescimento de 17,28% em relação a 2023, quando foram emplacados 1.629.075 veículos novos.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
1.411.116 emplacamentos até o terceiro trimestre de 2025, aumento de 3,05% contra 2024.
178.548 emplacamentos em setembro, alta de 3,65% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve alta de 4,02% (171.640 unidades).
COMERCIAIS LEVES
396.322 emplacamentos até o terceiro trimestre de 2025, aumento de 4% contra 2024.
52.822 emplacamentos em setembro, alta expressiva de 25,14% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve alta de 3,40% (51.083 unidades).
CAMINHÕES E ÔNIBUS
103.081 emplacamentos até o terceiro trimestre de 2025, redução de 4,72% contra 2024.
11.895 emplacamentos em setembro, alta de 9,55% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve queda de 12,54% (13.600 unidades).
Juntando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,26% no terceiro trimestre de 2025.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave foi revisada em outubro, e o número de emplacamentos de automóveis e comerciais leves foi reduzido: o crescimento previsto caiu de 5% para 3% na comparação entre as vendas acumuladas de 2024 e 2025. Segundo a entidade, serão emplacadas 2.559.345 unidades — antes, a estimativa era de 2.765.906 veículos. Confira os demais segmentos:
Automóveis e comerciais leves: alta de 3% (de 2.484.740 para 2.559.345);
Caminhões: queda de 7% (de 127.593 para 113.552);
Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336).
A revisão para baixo na projeção de crescimento em 2025 está relacionada à preocupação com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.
“A concorrência no país é intensa. Com uma taxa de juros menor, o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves seria bem mais forte — ultrapassaria os 5% que projetamos no início do ano. Esperávamos uma queda nos juros até o fim de 2024, mas o Copom indicou que isso só deve acontecer em 2026”, afirmou Arcelio Júnior, presidente da Fenabrave.
“O consumidor que pode comprar um carro incluído na redução do IPI para veículos sustentáveis, em geral, depende de crédito. Por isso, a taxa de juros é decisiva para ele”, completou o executivo.