Rede+ Noticias

Você Informado Sempre!

Variedades

É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado cruzando cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022

É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado atravessado cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022
Reprodução
Circula nas redes socais um vídeo que mostra um tornado atravessando uma cidade. A legenda alega que seria o registro do momento da tragédia que atingiu o Paraná em 7 de novembro. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
O vídeo começou a circular no Instagram, no TikTok e no Facebook após cidades do Paraná terem sido destruídas por um tornado. A gravação aérea exibe um grande tornado atravessando uma cidade de interior durante uma tempestade.
Um post de 10 de novembro no Facebook compartilhou esse registro e inseriu a seguinte caixa de texto sobreposta às imagens:”Veja o exato momento que tornado atinge Paraná”. Isso é mentira, já que a cena compartilhada registra um fenômeno ocorrido nos Estados Unidos, em 2022 (leia abaixo).
A descrição continua: “Momento do tornado no Paraná. Tenho medo de ver até na internet. Aquela força não tem como nada ficar de pé. Olha que 250 km/h é assustador. Você sabia que tem pessoas com problemas com coração, alguns morrem de infarto?”.
Embora a própria plataforma tenha inserido, após a publicação, um aviso de “Informação falsa”, na seção de comentários há mensagens de pessoas que acreditaram se tratar de inteligência artificial (IA) – o que não é o caso – ou de um evento que atingiu o Brasil.
Veja três exemplos: “Esse tornado me parece ser controlado, porque ele sai varrendo justamente onde tem casas, empresas etc., estranho, né?”; “Essa ‘câmera’ estava onde?”; e “A natureza é assim mesmo. Com ela não tem nada que a faça parar. Em oração por todos”.
⚠️ Por que isso é falso?
Apesar de o vídeo ser real — e não uma produção de IA, por exemplo —, a gravação foi tirada de contexto. Na verdade, as imagens são de um tornado que atingiu a cidade de Andover, no estado do Kansas, nos Estados Unidos, em 29 de abril de 2022.
O vídeo é originalmente de Reed Timmer, meteorologista e caçador de furacões americano, que registrou a cena com um drone e publicou em suas redes sociais em 30 de abril do mesmo ano (veja abaixo).
Nos posts, ele escreveu: “Imagens de drone em altíssima resolução do tornado em Andover, Kansas, que recebeu uma classificação preliminar de EF3. Observe como o tornado se propaga através da dinâmica de vórtices e, provavelmente, do terreno. Incrivelmente, ninguém morreu devido a este tornado”.
Os ventos chegaram até 265 km/h e destruíram diversas construções da região, deixando três feridos, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano.
Para encontrar esse conteúdo, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou uma dessas “fotos” e fez uma busca reversa no Google Lens.
Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto. O resultado mais antigo indicou o post do caçador de tornados.
Initial plugin text
É #FAKE que vídeo aéreo mostre tornado atravessado cidade no Paraná; cena foi registrada nos EUA em 2022
Reprodução
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *