Leapmotor C16 é um SUV de luxo com seis lugares que tem inteligência artificial na central multimídia
A Leapmotor apresentou nesta quinta-feira (20), no Salão do Automóvel 2025, o C16. O modelo é um SUV de luxo que foge do foco mais acessível dos demais veículos da marca já vendidos no país.
O C16 pode ser equipado com um sistema totalmente elétrico que entrega 299 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. O conjunto de baterias de 81,9 kWh garante mais de 600 km de autonomia no ciclo chinês. Ainda não há equivalência dessa medida pelos parâmetros do Inmetro.
Além da versão elétrica, o C16 também é oferecido no mercado internacional em uma configuração híbrida, que utiliza um motor 1.5 aspirado apenas como gerador de energia — exatamente como ocorre com o C10 vendido no Brasil.
Mesmo acomodando mais ocupantes, o modelo mantém várias semelhanças com o C10 já disponível nas concessionárias da marca no Brasil. Entre elas está a assinatura de iluminação frontal em LED, unindo as extremidades do veículo por meio de uma barra luminosa.
Outra semelhança está na carroceria, que quase não tem ângulos retos, e nas caixas de roda, que dispensam peças plásticas aparentes.
A central multimídia tira proveito do espaço e segue outra tendência de modelos como o Volkswagen Tera e o Jeep Avenger ao trazer inteligência artificial embarcada. O objetivo é aumentar a capacidade do carro entender comandos de voz menos diretos e objetivos.
Por dentro, a central multimídia flutuante segue a tendência dos carros chineses, que apostam em telas grandes.O mesmo minimalismo aparece no C16, que elimina até os controles físicos dos retrovisores e transfere o ajuste para comandos virtuais.
Esses comandos substituem parte das funções dos botões físicos do volante e, como há poucos acionadores táteis, o interior segue um visual ainda mais minimalista — lembrando bastante a proposta adotada pela Tesla.
Mesmo marcando presença no Salão do Automóvel, a Leapmotor ainda não confirmou o lançamento do C16 no Brasil. Segundo a marca, a exibição do modelo serve para testar o interesse do público por um veículo que, considerando o portfólio atual, seria o mais caro, espaçoso e completo da companhia no país.
Salão do Automóvel 2025
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
*Matéria em desenvolvimento.





