Rede+ Noticias

Você Informado Sempre!

Automobilismo

Salão do Automóvel 2025: Hyundai Ioniq 9 é SUV elétrico de luxo que chega ao Brasil em 2026

Hyundai Ioniq 9
A Hyundai apresentou nesta quarta-feira (19), no Salão do Automóvel 2025, seu próximo lançamento para o Brasil: o Ioniq 9.
O modelo é um SUV totalmente elétrico de sete lugares, com autonomia de até 620 quilômetros graças à bateria de 110,3 kWh. O carregamento vai de 10% a 80% em 24 minutos, desde que haja um carregador de 350 kW disponível — ainda muito raro no Brasil.
O sistema elétrico também pode servir como fonte de energia para outros equipamentos, alimentando dispositivos como notebooks e até uma geladeira.
Sob o capô, o Ioniq 9 entrega até 422 cv de potência. Na segurança, oferece 10 airbags e assistentes como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Hyundai Ioniq 9
Hyundai Ioniq 9
Ao todo, há espaço para sete ocupantes — ou seis. A proposta da configuração reduzida é oferecer mais conforto, com assentos mais amplos para cada passageiro.
Nessa configuração, os assentos podem ser girados para ficar voltados à terceira fileira. Segundo a Hyundai, isso permite que os ocupantes conversem de frente uns com os outros.
Por fora, o Ioniq 9 também se destaca pelas dimensões generosas. Ele passa dos 5 metros de comprimento (5,06 metros) e tem 3,13 metros de entre-eixos.
Para efeito de comparação, essa distância é apenas um pouco menor que os 3,20 metros do comprimento total do Caoa Chery iCar e cerca de 40 cm a menos que o tamanho inteiro de um Fiat Mobi (3,59 metros).
Mesmo com sete lugares, configuração que geralmente reduz o porta-malas, o Ioniq 9 ainda oferece 620 litros de capacidade para bagagens.
O modelo chega em um momento que a Hyundai foca seu trabalho na eletrificação. O lançamento mais recente para este objetivo foi o Hyundai Kona, lançado em maio deste ano. O modelo traz linhas mais modernas por fora e promessa de rodar 18,3 km/l com gasolina.
Até 2030, a marca pretende comercializar 2 milhões de veículos totalmente elétricos em todo o planeta. A Hyundai informou que planeja produzir modelos movidos a hidrogênio, que, na prática, também utilizam motores elétricos para tracionar as rodas.
O modelo Nexo é um conceito já em testes pela Hyundai no Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Ele utiliza hidrogênio gerado a partir da queima do etanol.
Salão do Automóvel 2025
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
*Matéria em desenvolvimento.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *