Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça países do Caribe com ventos de 260 km/h; Jamaica evacua moradores
O furacão Melissa evoluiu para a categoria 5 nesta segunda-feira (27) no mar do Caribe e ameaça países da região com ventos de até 260 km/h. O fenômeno natural se aproxima da Jamaica, com até 76 centímetros de chuva previstos e uma maré de tempestade com risco de vida.
“Melissa agora é um furacão de categoria 5. Os ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite”, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6h do horário de Brasília.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O furacão deve tocar o solo na Jamaica na terça-feira, e depois subir para Cuba e as Bahamas até quarta-feira.
O furacão estava localizado a cerca de 205 quilômetros ao sul-sudoeste de Kingston, na Jamaica, e a aproximadamente 505 quilômetros ao sul-sudoeste de Guantánamo, em Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, em Miami.
O furacão apresentava ventos máximos sustentados de 260 km/h e se deslocava para oeste a 6 km/h, disse o centro.
Categoria 5 é o nível mais alto na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados acima de 252 km/h. Melissa é o furacão mais forte da história recente a atingir diretamente a pequena nação caribenha.
Algumas áreas do leste da Jamaica podem receber até 1 metro de chuva, enquanto o oeste do Haiti pode registrar até 40 centímetros, segundo o centro de furacões. “Inundações repentinas catastróficas e numerosos deslizamentos de terra são prováveis”, alertou.
A tempestade de movimento lento já matou ao menos três pessoas no Haiti e uma quarta na República Dominicana, onde outra pessoa continua desaparecida.
“Quero pedir aos jamaicanos que levem isso a sério”, disse Desmond McKenzie, vice-presidente do Conselho de Gestão de Riscos de Desastres da Jamaica. “Não joguem com Melissa. Não é uma aposta segura.”
O furacão também deve tocar o solo ainda na terça-feira no leste de Cuba. Um alerta de furacão estava em vigor para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín, enquanto um alerta de tempestade tropical estava em vigor para Las Tunas. Estão previstos até 51 centímetros de chuva para partes de Cuba, além de uma significativa maré de tempestade ao longo da costa.
