Israel traça linha amarela em Gaza para delimitar área de atuação militar
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse neste sábado (25) que não prevê uma divisão permanente da Faixa de Gaza, apesar de as tropas israelenses permanecerem em uma faixa no perímetro do território.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Após o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, costurado pelo governo Trump, entrar em vigor, as forças israelenses se retiraram para trás de uma “linha amarela”, o que as deixa no controle de cerca de metade da área total Faixa de Gaza.
Rubio afirmou que uma força internacional que os Estados Unidos e mediadores regionais tentam formar se mobilizaria para reforçar a segurança em todo o território palestino.
Marco Rubio
Jacquelyn Martin/Reuters
“Acredito que, em última análise, o objetivo da força de estabilização seja mover essa linha até que, esperamos, ela cubra toda a Faixa de Gaza, o que significa que todo o território estará desmilitarizado”, disse Rubio, no avião que o levou de Israel ao Catar.
“Quanto mais se desmilitarizar a Faixa de Gaza, quanto mais se eliminar o terrorismo, mais ela se parecerá com uma zona verde, e essa linha vai se deslocar. Este é o plano a longo prazo. Os israelenses deixaram bem claro que não têm interesse nenhum em ocupar a Faixa de Gaza”, acrescentou o secretário.
Rubio antecipou que o general Dan Caine, oficial americano de patente mais alta, deve visitar Israel na próxima semana.
Demarcação
Na última segunda-feira (20), Israel começou a demarcar fisicamente a linha amarela em Gaza com blocos de concreto e postes.
A demarcação ocorre após relatos de confrontos em Gaza que testam a força do acordo de cessar-fogo.
Disparos israelenses mataram três pessoas perto de uma linha de cessar-fogo em Gaza no início da semana, disseram à agência Reuters médicos que atuam no território.
Moradores da Cidade de Gaza disseram estar confusos sobre a localização da linha, já que as marcações físicas ainda não foram estabelecidas ao longo da maior parte do trajeto.
