Dmitry Medvedev dá entrevista coletiva durante visita oficial a Le Havre, oeste da França, em 24 de junho de 2019
Loïc Venance/AFP
O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, aliado de Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (23) que os Estados Unidos são inimigos da Rússia e que o governo Trump “entrou de vez no caminho da guerra” contra o país.
“O cancelamento da cúpula em Budapeste por Trump. Novas sanções contra o nosso país por parte dos EUA. O que mais? Haverá novas armas, além dos infames [mísseis] ‘Tomahawks’? (…) Os EUA são nosso inimigo, e o seu falastrão ‘pacificador’ [Trump] agora entrou de vez no caminho da guerra contra a Rússia. (…) As decisões tomadas são um ato de guerra contra a Rússia. E agora Trump se solidarizou completamente com a Europa insana”, afirmou Medvedev.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As novas ameaças de Medvedev, que também é vice-presidente do Conselho de Segurança russo, ocorrem após sanções econômicas do Tesouro americano contra as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia por conta “da recusa do presidente Putin em encerrar essa guerra sem sentido”, segundo o governo americano.
As sanções foram adotadas após o cancelamento de um novo encontro entre Trump e Putin para discutir o fim da guerra da Ucrânia, que completará quatro anos em fevereiro, e podem conotar certa frustração do presidente dos EUA com a dificuldade de negociar com o líder russo.
Esta reportagem está em atualização.