Rede+ Noticias

Você Informado Sempre!

Automobilismo

Programa Carro Sustentável alavanca vendas em 24% e ameniza queda do varejo, diz Anfavea

Linha de produção do Tera, novo SUV da Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
A produção do setor automotivo brasileiro caiu 1,5% em maio, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No mês passado, foram produzidas 243,4 mil unidades, ante 247 mil em agosto. Na comparação com setembro de 2024, houve um aumento de 5,8%. A explicação está na paralisação do setor durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp
No acumulado do ano, a produção totalizou 1,98 milhão de veículos, um crescimento de 6% em relação aos nove primeiros meses de 2024 (1,87 milhão de unidades).
Os índices só não foram maiores por conta da queda de produção e emplacamentos no segmento de caminhões, como explicou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.
“Atingimos, apesar disso, uma produção de 2 milhões de unidades nessa semana de veículos produzidos no Brasil. Essa marca, costumeiramente, só era atingida na segunda quinzena de outubro”, disse Calvet.
De acordo com o presidente da Anfavea, “a manutenção da taxa selic em 15% restringe muito as operações do setor”.
Além disso, o fim do acordo comercial entre Brasil e Colômbia que, segundo o executivo, era terceiro maior destino das exportações de carros brasileiros.
Queda na produção dos veículos pesados têm segurado o desempenho da indústria
Anfavea
LEIA MAIS:
Bajaj Dominar 250 é boa e tem preço agressivo, mas por que está tão longe da Honda CB Twister?
Honda anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão em Manaus e o lançamento de sete novas motos
Brasil emplaca 1,6 milhão de motos até setembro, com a Honda CG como a mais vendida; veja a lista
Veículos leves
No segmento de veículos leves, que inclui os automóveis de passeio, o mês de setembro também apresentou retração na comparação com agosto. A produção caiu 5,7%, o que representa cerca de 11 mil unidades a menos em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, no entanto, o cenário é mais favorável: de 1.397,8 mil unidades em 2024 para 1.494,2 mil em 2025, crescimento de 6,9%.
Comerciais leves
As picapes com até 3,5 mil kg de peso bruto total — como Fiat Strada e Ford Ranger — também apresentaram aumento na produção no período.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram produzidas 369,8 mil unidades desse tipo de veículo, contra 352,6 mil no mesmo intervalo de 2024, alta de 4,9%.
Em setembro deste ano, foram fabricadas 47,3 mil unidades desse segmento, aproximadamente 7,2 mil a mais do que em setembro de 2024. A alta é de 18,1%.
Importação e veículos eletrificados
Segundo Igor Calvet, a entidade demonstra preocupação com o aumento das importações, que cresceram 10,8% no acumulado do ano, na totalidade entre automóveis e comerciais leves.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram emplacados 351 mil veículos importados, frente a 316 mil no mesmo período de 2024.
Por outro lado, o consumidor brasileiro tem demonstrado preferência crescente por veículos eletrificados. Segundo dados da Anfavea, os maiores volumes de emplacamentos ocorreram nos segmentos de híbridos e híbridos plug-in.
Confira os números, entre setembro de 2024 e de 2025:
Elétricos: de 4.710 para 8.195 unidades;
Híbridos: de 3.847 para 11.564 unidades;
Híbridos plug-in: de 4.783 para 7.386 unidades.
Esse crescimento pode estar ligado à aceleração das importações por montadoras como BYD e GWM, diante da expectativa de aumento iminente nas tarifas de importação.
Veja quais são os países que mais exportaram carros para o Brasil no acumulado do ano:
Argentina: 150.252 unidades (-1,3% na comparação com 2024);
China: 123.482 unidades (+51,2% na comparação com 2024);
México: 23.365 unidades (-30,2% na comparação com 2024);
Alemanha: 19.159 unidades (+5,8% na comparação com 2024);
Uruguai: 11.883 unidades (-0,5% na comparação com 2024);
Tailândia: 5.172 unidades (+0,6% na comparação com 2024).
Exportação
E o cenário para as exportações está abaixo do registrado no mês passado. Na comparação entre setembro e agosto deste ano, houve queda de 8%. No entanto, o desempenho é ainda mais positivo no longo prazo.
Em relação a setembro de 2024, as exportações cresceram 26,2%. No nono mês de 2025, o Brasil exportou 52,5 veículos, contra 41,6 unidades no mesmo período do ano anterior.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o aumento nas exportações foi de 51,6%. Veja os países que mais recebem os carros brasileiros no acumulado do ano.
Argentina: 252.527 unidades (+130,6% na comparação com 2024);
México: 58.001 unidades (-16,8% na comparação com 2024);
Colômbia: 38.472 unidades (+ 55,2% na comparação com 2024);
Uruguai: 25.334 unidades (-4,5% na comparação com 2024);
Chile: 20.702 unidades (+40,6% na comparação com 2024).
Yamaha Ténéré 700 está de volta por R$ 72.990 e promete acirrar disputa entre as trail

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *