Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos no 3º trimestre, melhor resultado em 6 anos
Carros no pátio da montadora Volkswagen em São José dos Campos, no interior de São Paulo
Roosevelt Cassio/Reuters
Os brasileiros compraram 1.910.519 veículos novos no terceiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários. Este é o melhor resultado para desde a Covid-19, em 2019 – quando foram emplacados 2.029.464.
Houve uma ligeira alta de 2,79% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1,8 milhão de veículos novos. O número representa um crescimento de 17,28% em relação a 2023, quando foram emplacados 1.629.075 veículos novos.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
1.411.116 emplacamentos durante o terceiro trimestre de 2025, aumento de 3,05% contra 2024.
178.548 emplacamentos em setembro, alta de 3,65% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve alta de 4,02% (171.640 unidades)
COMERCIAIS LEVES
396.322 emplacamentos durante o terceiro trimestre de 2025, aumento de 4% contra 2024.
52.822 emplacamentos em setembro, alta expressiva de 25,14% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve alta de 3,40% (51.083 unidades)
CAMINHÕES E ÔNIBUS
103.081 emplacamentos durante o terceiro trimestre de 2025, redução de 4,72% contra 2024.
11.895 emplacamentos em setembro, alta de 9,55% contra agosto;
Comparado a setembro de 2024, houve queda de 12,54% (13.600 unidades)
Juntando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,26% no terceiro trimestre de 2025.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave é a mesma da divulgada em julho, que é de um crescimento menor para 2025, marcado em 5%. Alcançando um total de 2.765.906 veículos vendidos.
Automóveis e comerciais leves: alta de 5% (de 2.484.740 para 2.608.977);
Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552);
Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336).
A redução na projeção de crescimento para 2025 está relacionada com preocupações com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.
A entidade acredita que a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.
Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da Fenabrave, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação.
“Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional”, disse Fernandez.
*Artigo em produção.
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